Explore a envolvente

Contacto com a natureza

A Paisagem Protegida da Serra do Açor, concentrado de beleza natural, tem dois locais de visita obrigatória, a Fraga da Pena e a Mata da Margaraça.

Na Fraga da Pena, um conjunto de várias quedas de água, são local de eleição e grande importância paisagística, e a Mata da Margaraça, constitui uma das raras amostras ainda existentes da vegetação natural, espalhada pelos seus 68ha, onde predominam carvalhos, castanheiros, azereiros, azevinhos entre outros. Este tipo de floresta permite o crescimento de fungos diversificados e também os animais encontram aqui o seu habitat preferencial.

Mais informações

Descobrir património

Todo o concelho de Arganil é rico em património natural, ambiental e arqueológico, com muita história para contar.

A vila de Coja tem um vasto património civil e religioso. Da sua Ponte Romana sobre o Rio Alva, símbolo de um importante acontecimento para Coja, quando em 1811 o arco direito foi cortado, impedindo a passagem das tropas francesas, ao Pelourinho Manuelino, na Praça, que atesta o facto de Coja outrora ter sido concelho, pode ainda visitar a Igreja Matriz, de linhas setecentistas, a Capela do Sepulcro, junto ao rio, a Capela de Nossa Senhora da Ribeira, junto à Ribeira da Mata e a Capela de Santo António, no centro da vila.

Coja é enriquecida por bonitas Casas Senhoriais, algumas com capelas particulares, destacando-se entre elas a Casa Brasonada da Praça, a mais antiga da vila, datada do Séc. XVII. É anexa à Casa da Praça que se encontra a mais antiga capela de Coja, a Capela de São João.

Mais informações

Caminhadas pelos Trilhos de Xisto

Ao visitar Coja, os adeptos das caminhadas encontram várias opções de percursos. Podem ir à descoberta das margens do rio Alva ou partir à aventura pelos Caminhos do Xisto.

Vila Cova do Alva e Benfeita, duas das cinco Aldeias do Xisto da Serra do Açor, e o Piodão, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, oferecem vários percursos pelos Trilhos do Xisto.

Atreva-se e vá à descoberta da natureza e das maravilhas da Serra do Açor.

Mais informações

img_6156_web

Praias fluviais

O Rio Alva é uma das mais valias desta vila, seja pela beleza circundante, ou pelas várias represas onde abranda, nesta viagem rumo ao Mondego.

Coja tem duas magníficas praias fluviais, a do Caneiro e a dos Moinhos de Alva, e a 3km, no Barril de Alva, existem mais duas agradáveis áreas de lazer, o Urtigal, um “paraíso escondido”, e a Ponte, junto ao Parque de Merendas.

A Praia do Caneiro, junto ao Parque de Campismo e Restaurante Lagar do Alva, é óptima para passar um dia agradável, fazer passeios de canoa, banhar-se, ou simplesmente ficar a contemplar a natureza.

A Praia dos Moinhos de Alva, a 1km da vila, é ideal para quem procura um sítio mais calmo, com a natureza no seu estado mais “selvagem”.

Mais informações